Samsung tenta abandonar Android

A maior fabricante de celulares Android pensa em deixar o sistema operacional de lado no futuro. Nos últimos dois anos a Samsung tem desenvolvido seu próprio sistema operacional, o Tizen, na tentativa rodar os dispositivos que fabrica com seu próprio software. Com o abandono do SO do Google, a coreana conseguiria obter o lucro total vindo de sua própria loja de apps, além de se diferenciar da concorrência.

O Tizen é semelhante ao Android e já é utilizado em dispositivos vestíveis, como os da linha Gear. No entanto, há muito a aprimorar. De acordo com especialistas, o sistema ainda é vacilante e pode ser comparado a uma cópia do SO do Google. Para começar a testar o desempenho do Tizen em celulares, a companhia vai rodá-lo primeiro nos modelos mais baratos, não nos top de linha.

Durante 2014, a companhia tem sofrido queda no número de vendas. No terceiro trimestre do ano, por exemplo, os lucros caíram quase 50%. Para a Samsung, a redução pode ser explicada pelo aumento da concorrência. Empresas como a Xiaomi, que fabrica produtos com a mesma qualidade técnica e preço bem mais baixo, tem ganhado cada vez mais espaço no segmento. Diferenciar-se com o próprio sistema operacional, portanto, pode ser uma saída.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br