Brasileiros consultam celular 78 vezes ao dia

Os brasileiros desbloqueiam o celular, em média, 78 vezes ao dia. As mulheres são as que mais mexem no smartphone, apresentando média de 89 vezes, contra 69 dos homens.

O número é maior entre pessoas com idades de 18 a 24 anos. Elas checam seus dispositivos 101 vezes ao dia, enquanto pessoas mais velhas (45 a 55 anos) verificam o aparelho 50 vezes.

Esses resultados são de uma pesquisa chamada Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte, que também traz outros dados que formam o retrato do uso do smartphone no Brasil.

O gadget faz parte do começo do dia das pessoas. Logo nos primeiros cinco minutos após o despertar, 57% dos brasileiros já estão com ele em mãos.

O levantamento foi feito com mais de 2.000 pessoas com idades entre 18 e 55 anos que residem em cinco regiões diferentes do Brasil.

A maioria parte das pessoas usa o smartphone conectado a uma rede Wi-Fi (81%) em vez de estar ligado à internet via 4G (14%). A principal atividade realizada no aparelho é bater fotos (67%), seguida pelo acesso às redes sociais (55%) e a visualização de vídeos curtos (40%).

A pesquisa indica que os brasileiros não usam serviços bancários no smartphone com grande frequência. Entre os entrevistados, 56% disseram nunca realizaram transações financeiras pelo aparelho. Menos do que uma em cada cinco pessoas (17%) usa o smartphone para acessar a conta bancária todos os dias.

WhatsApp

O tipo de aplicativo mais usado entre os brasileiros (70%) é o que integra o grupo chamado de OTT, ou seja, serviços que funcionam sobre a infraestrutura de uma operadora de telefonia. Esse tipo de aplicativo inclui WhatsApp, Skype, Telegram, Viber, entre outros.

Empresas já foram criticadas pelo presidente da Vivo, Amos Genish, que chegou a dizer que o WhatsApp faz pirataria por não pagar impostos. Nesta semana, a Vivo lançou seu próprio app mensageiro via internet.

Fonte: http://exame.abril.com.br/